Saiba como procurar apoio em caso de dependência química
O Ministério da Saúde oferece várias formas de tratamento gratuito para casos de abuso de substâncias psicoativas.
O Ministério da Saúde oferece os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), as Equipes de Saúde da Família, os Consultórios de Rua e as Casas de Acolhimento Transitório (CATs). Todos aliados ao atendimento ambulatorial, à terapia ocupacional e – para casos necessários – o tratamento medicamentoso e a internação.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO SUS
• Hospital psiquiátrico voltado ao atendimento de pacientes com diagnóstico de enfermidade psiquiátrica.
• NASFs As equipes que atuam na Estratégia Saúde da Família têm um importante papel de detecção precoce e de intervenção direcionados aos casos de uso de drogas. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) são grupos formados por profissionais de saúde de várias especialidades (incluindo a saúde mental), cuja função é auxiliar as equipes de Saúde da Família no atendimento em casos de dependência de álcool e outras drogas.
• Comunidades Terapêuticas Serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas, em regime de residência ou outros vínculos de um ou dois turnos, segundo modelo de atendimento psicossocial.
• Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) serviços de saúde estruturados e especializados para o atendimento a pacientes com transtornos mentais ou dependentes de álcool e drogas. Os CAPS contam com equipe multidisciplinar e oferecem cuidados diários para as pessoas que necessitam de acompanhamento psicossocial.
• Consultórios de Rua equipes móveis multiprofissionais com assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, profissionais de saúde mental e de redução de danos, que atuam em locais onde os usuários de drogas se reúnem.
• Casas de Acolhimento Transitório oferecem espaço transitório durante o processo de estabilização clínica do usuário de álcool e outras drogas, fundamentados na proposta de convívio coletivo por meio de atividades pedagógicas.
ATENDIMENTO TELEFÔNICO
VIVAVOZ 0800-510-0015
Funcionamento de segunda à sexta-feira das 8h00 às 0h00 e nos feriados de 8h00 até 22h00
O VIVAVOZ é uma central telefônica gratuita e aberta à população de todo o país, com orientações e informações sobre álcool e outras drogas, que indica recursos da comunidade para atendimentos a usuários, dependentes e seus familiares.
LINKS ÚTEIS
Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas - Mapa de instituições cadastradas em todo o país. http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/index.php
Senad – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça.
http://www.obid.senad.gov.br/portais/SENAD/index.php
Enfrentando o crack - Site do governo voltado à prevenção e ao tratamento da depência em crack. http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1665138-15605,00.html
26/06/2011 às 23h40