O conceito de co-dependência refere – se à viver ou manter contato muito próximo de uma pessoa que sofre de algum tipo de dependência e com isso se transformar em um “herói” para essa pessoa.
Esse que geralmente é um familiar ou amigo do dependente, se envergonha da situação e tenta controlar a mesmo, assumindo responsabilidades que não são suas, despertando assim os sentimentos de medo e culpa pela dependência do ente querido. Dependência essa que pode ser de álcool e drogas, jogo, filhos, pais, amigos, cônjuges, etc.
O co-dependente se coloca a disposição do dependente e seus problemas, esquecendo suas próprias necessidades ou deixando para segundo plano, porque acha que esta ajudando o dependente.
O co-dependente, depende da dependência do outro em relação a si mesmo. Fazendo com isso que o dependente continue na mesma posição, não assumindo as responsabilidades da sua própria vida e com isso ficam os dois na mesma, um dependendo do outro e ambos não assumindo suas responsabilidades.
E, para mudar é importante que ambos estejam em tratamento. E no caso do co-dependente, tomando assim a sua própria vida de volta e deixando o dependente assumir as responsabilidades por seus próprios atos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário